Professora de canto lírico no Instituto Baccarelli, Érika Muniz nasceu no Rio de Janeiro. Estudou canto com Sonia Dumont e Inácio de Nonno e, atualmente, tem aulas com Isabel Maresca. Integrou o Coro de Câmara da Proarte, regido por Carlos Alberto Figueiredo, e o Coro Sinfônico do Rio de Janeiro, sob regência de Julio Moretzsohn. Como solista, atuou em Porgy and Bess, de Gershwin, Dido e Eneias de Purcell (Belinda), L’Italiana in Londra de Cimarosa (Livia), bem como na Nona Sinfonia de Beethoven, no Réquiem de Mozart, no Salmo 42, Hymne, Sonho de uma Noite de Verão, Von Himmel hoch de Mendelssohn, e na Missa em Si Menor de Bach. Trabalhou com os maestros Carlos Alberto Figueiredo, André Cardoso, Gustavo Petri, Claudia Feres, Cláudio Cruz, Ragnar Bohlin e Marin Alsop, acompanhada pela Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica Heliópolis, Orquestra Municipal de Jundiaí, Orquestra Jovem do Estado de SP e a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Professor de clarinete e de música de câmara no Instituto Baccarelli, Edmilson Nery Iniciou os estudos de clarinete na Escola Municipal de Música de São Paulo com Rafael Galhardo Caro. Participou de várias orquestras em São Paulo tais como a Orquestra Juvenil do Estado de São Paulo, a Nova Sinfonieta e a Nova Filarmonia. Atuou como primeiro clarinetista da Osesp de 1981a 2004 e como professor de clarinete na Escola Municipal de Música de São Paulo de 1989 a 2011. É constantemente convidado a participar de importantes Festivais de Música como os de Curitiba, Itú, Poços de Caldas, Brasília e Campos do Jordão. Integra o grupo de clarinetistas Sujeito a Guincho, vencedor do Prêmio Eldorado de Música em 1995 e o Prêmio Sharp de música de melhor álbum de grupo instrumental em 1996. Atualmente é também professor de Música de Câmara na Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo).

Bacharel em clarinete pela Universidade de Sao Paulo, atualmente é spalla/clarinetista da Banda Sinfônica do Estado de Sao Paulo.

Professor de contrabaixo do Instituto Baccarelli, Carlos Eduardo Gomes, natural de São Paulo, é graduado em Letras-Licenciatura (Usp) e em Música-Licenciatura (Unimes). Estudou contrabaixo na EMM-SP com o professor Max Ebert e com o professor Gunter Klaus (Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Frankfurt am Main). Integrou diversos grupos orquestrais como a Orquestra Sinfônica Juvenil do Estado São Paulo, Orquestra Sinfônica de Santo André , a Orquestra Experimental de Repertório, a Sinfonia Cultura, a Camerata Fukuda entre outros. Também atuou como convidado na Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica da USP. Atualmente é integrante (solista) da Orquestra do Theatro São Pedro e professor no Projeto Guri, além do Instituto Baccarelli.

Professor de contrabaixo coletivo do Instituto Baccarelli, Marcio Rampin estudou contrabaixo acústico em Tatuí, e integrou alguns grupos da escola como orquestras, corais e música de câmara. Profissionalmente foi músico de baile e da noite por muitos anos em Araçatuba, onde foi também contrabaixista da Camerata Araçatuba. Foi músico da Banda Sinfônica de Cubatão e acompanha vários cantores e cantoras, além do seu trabalho instrumental no grupo Quadrivium. É professor do curso de cordas coletivas da EMESP (antiga ULM Universidade Livre de Música) há 14 anos.

Professor de contrabaixo do Instituto Baccarelli, Marco Delestre iniciou os estudos de música aos seis anos. Aos quinze, começou a estudar contrabaixo com seu pai, membro da Sinfônica do Theatro Municipal do RJ. Graduou-se com nota máxima na classe do professor Eugene Levinson da Juilliard School. Foi finalista no Juilliard School Concerto Competition e venceu Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio. Atua como professor da FUTURONG e no projeto “Do Aço ao Clássico” de Volta Redonda. Apresentou-se junto ao Quarteto Camargo Guarnieri e, em 2002, participou do concerto de câmara de inauguração da Orquestra Jovem das Américas, sob regência de Plácido Domingo. Trabalhou como maestros como John Neschling, Roberto Minczuk, Cláudio Cruz, Otto-Werner Müller, Krzysztof Penderecki, Yan Paschal Tortelier e Gennady Rozhdestvensky. Atuou na Sinfônica Brasileira, na Petrobrás Sinfônica e na Juilliard Symphony, tendo se apresentado em teatros como Alice Tuly Hall, Avery Fischer Hall e Carnegie Hall.

 

Professor de fagote do Instituto Baccarelli, Ronaldo Pacheco é natural de Belém do Pará e estudou com Afonso Venturieri. Iniciou sua graduação na Unicamp, sob orientação de Paulo Justi, formando-se na Faculdade Carlos Gomes (SP). Venceu os concursos Jovens Solistas de Piracicaba e Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Iniciou sua carreira profissional aos 16 anos, como fagotista da Orquestra Sinfônica de Campinas e, em 1988, foi convidado por Flávio Florence a ocupar o cargo de professor e primeiro fagote da Sinfônica de Santo André. Também atuou como primeiro fagote da Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo durante 30 anos. É convidado das mais importantes orquestras brasileiras, tendo se apresentado com Isaac Karabtchevsky, Diogo Pacheco, Jamil Maluf, Roberto Tibiriçá e Ligia Amadio, entre outros. Integra o quinteto de sopros Conclave, com o qual já realizou turnês pelo Brasil e Alemanha e lecionou nos festivais de Campos do Jordão, Poços de Caldas e no XXI Festival Internacional de Inverno de Domingos Martins – ES.

Professor e coordenador dos instrumentos de Sopro e Percussão no Instituto Baccarelli, Michel de Paula é Natural de Jundiaí e iniciou os estudos musicais aos 6 anos de idade. Bacharel pela UNICAMP, transferiu-se para Paris, onde estudou na École Normale de Musique e posteriormente (Mestrado e Doutorado) na Musikhochschule Luzern, na Suíça. Atuou em concertos na Europa (Irlanda, Suíça, Alemanha, Itália, França), E.U.A. (Carnegie Hall de Nova Iorque), Ásia e África, além de ter participado como “artista convidado” dos Festival de Flauta Sir James Galway (edições 2011e2013) em Weggis (Suíça). Após 20 anos na Suíça, transferiu-se para a cidade de São Paulo onde atuou como convidado do maestro John Neschling na Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal. Atualmente é diretor artístico da Music4EventsBrasil, empresa criada por ele na Suíça, que oferece música de excelência para casamentos e eventos desde 2003.

Professora de Flauta do Instituto Baccarelli, Mônica Camargo é bacharel em Flauta Transversal pelas Faculdades de Artes Alcântara Machado. Estudou com Jean-Noël Christian Paul Marie Saghaard, Tadeu Coelho e Renato Axelrud, além de participar de masterclasses com Julius Baker, Lars Nielsen e Keith Underwood, entre outros. Na área de pedagogia Suzuki, cursou Filosofia com Carolyn Fraser no Festival Internacional Suzuki do Peru e os Livros 1, 2 e 3, sob a orientação de Kelly Williamson (Canadá). Como instrumentista tocou na Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, na Orquestra Experimental de Repertório e em musicais como O Fantasma da Ópera, A Bela e a Fera e Miss Saigon. É flautista e chefe de naipe da Orquestra Sinfônica de Santo André.

Professor de flauta do Instituto Baccarelli, Rogério Wolf dedica-se atualmente a concertos como solista e camerista, após mais de 25 anos como primeira flauta da Osesp, Osb e Sinfônica do Espírito Santo. É presidente da Associação Brasileira de Flautistas- ABRAF, professor na Escola Superior de Música da Faculdade Cantareira–SP, Escola de Música do Estado de São Paulo Em 2015 foi membro do júri do III Concurso Internacional de Flauta Maxence Larrieu em Nice, França, gravou com a Sinfônica da Rádio de Budapeste seu CD Imagens e deu aulas no Conservatório Superior de Genebra, Suíça, como professor convidado. Atuou como solista em diversas orquestras, entre elas Osesp, Ospa, Sinfônica da USP, Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra Sinfônica de Campinas, Orquestra Sinfônica de Santos, Sinfonica Nacional do Paraguay, Amazonas Filarmônica e Sinfônica do Espírito Santo. Frequentemente realiza recitais e masterclasses em diversos lugares do mundo como Estados Unidos, Espanha, Alemanha, França, Suíça, Rússia, Finlândia, Equador, Argentina, Costa Rica, Portugal e Eslovênia.

Professora de Harpa do Instituto Baccarelli, Soledad Yaya é apaixonada pelo instrumento desde os oito anos de idade. Formou-se no Conservatório de Música de Córdoba, tendo conquistado prêmios no Concurso Latino Americano de Harpas e no I Concurso Nacional de Jovens Harpistas. Aperfeiçoou-se com Oscar Rodriguez do Campo, Marielle Nordmann e Isabelle Moretti. Foi harpista da Orquestra Acadêmica do Teatro Colón e da Orquestra Sinfônica do Teatro Argentino de La Plata. Atuou como convidada das orquestras Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Brasília, Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Atualmente é primeira harpista da Orquestra Experimental de Repertório do Theatro Municipal de São Paulo e diretora artística do São Paulo Harp Day, projeto pedagógico internacional para difundir o ensino de harpa no Brasil. Comprometida com a realização de um novo repertório, fundou juntamente com seu marido Peter Pas (violista da Osesp) o Duo Portinari, realizando apresentações no World Harp Congress, Boston Harp Festival, o Rio Harp Fest, e a série Horizontes Musicais do Projeto Guri.

Professor de História da Música do Instituto Baccarelli, João Luiz Sampaio é jornalista, crítico musical, editor executivo da Revista Concerto e colaborador do jornal O Estado de S. Paulo, onde foi editor-assistente dos suplementos literários Cultura e Sabático e do Caderno 2. É autor das biografias Antonio Meneses: Arquitetura da Emoção e Guiomar Novaes do Brasil e organizou a coletânea de ensaios Ópera à Brasileira, entre outros livros. Já realizou coberturas jornalísticas em todo o Brasil, além dos Estados Unidos, Europa, Ásia e Oriente Médio. Mantém um blog sobre música clássica e ópera no portal Estadao.com e é colunista do site Arqfuturo. Trabalhou como curador de séries de concertos do Espaço Cultural CPFL dedicadas à música contemporânea, com foco na encomenda de obras a jovens compositores brasileiros.

Pianista correpetidor, professor de piano e de teoria musical do Instituto Baccarelli desde 2002, Otávio é natural de Jundiaí, bacharel em Música (modalidade Piano), pela Universidade Estadual de Campinas, sob orientação do Mauricy M. Martin. Participou de diversos workshops de canto coral, destacando-se o curso Creating Artistry em Indianapolis, Estados Unidos, sob a orientação de Henry Leck, no ano de 2012. É pianista do Coral Pio X e Coral Boas Novas, na cidade de Jundiaí, e do Coral Infantojuvenil do Centro Cultural Krupp, em Campo Limpo Paulista. Regente do Grupo Vocal Gomes Cardim entre os anos de 2007 a 2012, Otávio Piola é atualmente regente e diretor musical do Coral Jovem Pio X, também em Jundiaí-SP.

Professora de Música de Câmara no Instituto Baccarelli, Cecília Moita é Natural de São Paulo, estudou no Conservatório Paulista de Música e Artes e formou-se pela Unesp. Estudou com Nelson Ayres e na Manhattan School of Music e posteriormente ganhou o Prêmio Governador do Estado de São. Atuou com Philip Smith, Sir David Willcooks, a Osesp e o grupo Swingle Singers, sob regência de Lothar Koenigs, e German Brass, além de ter participado da trilha sonora do filme Metropolis, de Fritz Lang. É pianista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Professora de educação musical no Instituto Baccarelli, Camila Ruiz é natural de Santo André e formou-se em educação musical pela FIAM/FAAM em 2008. Fez diversos cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior, com foco em música para bebês e crianças. Ministrou oficinas para crianças e professores regulares em cidades do Estado de São Paulo e foi instrutora de música na Steps Baby Lounge – Centro de Desenvolvimento Infantil. Entre 2003 e 2014 participou do Granfinale – Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens – como organizadora e coordenadora de ensaios, envolvendo-se, inclusive, no Festival de corais do Carnegie Hall em Nova York, em 2012. Atualmente é também professora de educação musical, cursa Pós-Graduação em Educação Musical na Faculdade Cantareira e é musicista da peça Aventura de Parir Aventura de Nascer.

Professora de musicalização no Instituto Baccarelli, Delma Delcorso iniciou os estudos de piano aos 8 anos. É graduada no instrumento com Lina Pires de Campos e licenciada em Música. Atua também como pedagoga, em colégios da rede particular, pública e Apae/SP, ministrando aulas de música, artes e piano.

Professora de Musicalização do Instituto Baccarelli, Genny Chaves é bacharel em piano pelo Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, licenciada em Música – Educação Artística pela Faculdade Mozarteum de São Paulo – Famosp e pós-graduada em Psicopedagogia pela Uni-Sant’Anna. Realizou diversos cursos de especialização, tais como “Música e Danza na Educación” (Orff-Schulwerk) – Santander- Espanha e “Pedagogia Dalcroze e Improvisação ao Piano”, com Iramar Rodrigues, entre outros. Atua como professora de música na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I do Colégio Imperatriz Leopoldina e regente de grupos instrumentais e vocais desde 1995. Na FAMOSP, atua desde 1989 nas turmas de Educação Artística, Pedagogia e Licenciatura em Música, e no curso de Pós-Graduação em Educação Musical. É docente do Curso Livre para a Comunidade na EMESP-Tom Jobim, onde coordenou o Departamento Infantil de 2003 a 2012. Deu aulas no Curso Emergencial de Formação de Professores da Rede Estadual de Ensino, através do Ponto de Cultura, em Joanópolis e região, além de ministrar o curso de formação de professores da rede estadual de ensino do programa “Descubra a Orquestra na Sala São Paulo” da Fundação Osesp.

Pianista correpetidora e professora de Musicalização no Instituto Baccarelli, Inara Ferreira é Mestre em Artes com especialização em Piano pela Universidade Atlântica da Flórida, nos Estados Unidos, e graduada pelo Conservatório de Música da Universidade de Lynn, contemplada com bolsa integral de estudo em ambas. É graduada pela UNESP no curso de Bacharelado em Música, e como educadora musical formou-se pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, onde cursou o Programa Especial em Formação Pedagógica. Atualmente tem se dedicado intensamente à área de educação musical, e participado de eventos como o Curso Internacional de Versão sobre o método Orff-Schulwerk, realizado na Áustria. Nos EUA, trabalhou como educadora musical na Escola Preparatória do Conservatório de Música da Universidade de Lynn e no TOPS Summer Piano Camp, promovido pela Universidade Atlântica da Flórida. Também atua como educadora musical bilíngue na Escola PlayPen Cidade Jardim, e se dedica ao seu projeto de ensino de piano para crianças e adultos, Piano Academy.

Professora de Musicalização no Instituto Baccarelli, Sandra Vicente iniciou os estudos de piano aos sete anos de idade em Barra Bonita (São Paulo). Obteve o título Técnico em Piano Erudito pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas, após vencer dois concursos de interpretação, recebendo a medalha de melhor aluna. Graduou-se em Regência Coral e Orquestral pela UNICAMP, orientada por Carlos Fiorini e Eduardo Ostergren, sendo também Licenciada em Música, pela mesma universidade, sob orientação de Adriana Mendes. Realizou cursos e masterclasses com Octavio Más-Arocas, Alexandra Arrieche, Hans-Peter Schurz, Henry Leck e Tim Brimmer. Atuou com coros cênicos nos projetos Canto em Movimento (SESI Campinas/SP e Mogi Guaçu/SP) e Instituto Cultural Canarinhos da Terra (Campinas/SP). Sandra é também professora de Musicalização e piano, atuando em escolas de Educação Infantil e Ensino Básico. Participou de cursos e oficinas com Iramar Rodrigues, Reynaldo Puebla, Estevão Marques e Fernando Barba.

Regente coral e professora de musicalização do Instituto Baccarelli, Tânia Bertassoli nasceu em Santo André, obteve bacharelado em piano pela UNESP, e licenciatura e pós-graduação em Educação Musical pela Faculdade de Música Carlos Gomes. Realizou vários cursos de especialização em Regência e em Educação Musical, destacando-se o Método Orff que realizou em Salzburg (Áustria) e o Creating Artistry na University of Butler em Indianápolis (EUA). Acompanhou maestros como Henry Leck, Carmen Rocha e Teruo Yoshida no Gran Finale – maior festival de corais infantis que acontece no Brasil desde 2001. Atualmente é regente do Coral do Colégio Fênix Santa Paula e do Coral do Espaço Cultural de Artes, tendo participado de apresentações com Toquinho, Naná Vasconcelos e com a Sinfônica de Santo André, sob a regência de Flávio Florence. Coordena o Espaço Cultural de Artes, centro de educação musical que atende bebês, crianças, jovens e adultos. Ministra cursos para a formação de professores da área de Música e da área de Educação Física com especialização em Recreação e Lazer.

Professor de oboé do Instituto Baccarelli, Peter Apps nasceu em Londres, começou a estudar música aos nove anos. Quatro anos depois, recebeu uma bolsa de estudos da Kings School de Canterbury, o que possibilitou as aulas com Nicolas Danie e Gordon Hunt. Aos 15, foi solista convidado da Orquestra de Câmara de Rheims, na França, tocando o Concerto em Ré Maior de Vivaldi na Catedral da cidade. Graduou-se no Trinity College de Londres, na classe do oboísta Stephen Nagy, tendo recebido o 1º Prêmio no Concurso da Academia para Músicos Instrumentistas. Foi vencedor do Insight Music Competition e recebeu o Prêmio Anna Instone Memorial Awards. Apresentou-se como solista com a Academy of St. Martin-in-the-Fields, com a London Aldermary Chamber Orchestra, Springfield Symphony (EUA), London Orchestra of St. Cecilia e participou do projeto para jovens instrumentistas da Sinfônica de Londres. Realizou turnês pela Itália e Suíça com a Orquestra Sinfônica Sessione Senese, e pela França com a London Chamber Players. Concluiu mestrado pela Universidade de Massachusetts com Frederic Cohen e participou dos Festivais de Edinburgh, Chigiana e do New England Bach Festival. Participou de masterclasses com Celia Nicklin, Han de Vries, Harold Smoliar e do Orchestral Masterclass com Georg Solti.

Pianista acompanhador das aulas de musicalização e coral no Instituto Baccarelli, André Repizo é formado pelo Instituto de Artes da UNESP, sob a orientação de Anna Claudia Agazzi, pelo Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, no curso de piano erudito com Carlos Roberto Moraes (2009) e pela Emesp no curso de piano popular, sob a orientação da Prof.ª Regina Célia Carmona (2014). Frequentou diversas masterclasses, dentre elas com Flávio Varani, Cristóvão Bastos, Fábio Witkowski (USA), Gisele Nacif Witkowski (USA),

Pianista do Coral da Gente do Instituto Baccarelli (nível infantil e intermediário), João Marcos Maiorino é bacharel em piano popular pela FIAM-FAAM, estudou piano e harpa na Escola Municipal de Música, integrando a Big Band e Orquestra Sinfônica Jovem Municipal da Escola Municipal de Música de São Paulo. É professor e pianista correpetidor do Guri – Santa Marcelina, além de regente e arranjador da Igreja Unida em São João Clímaco.

Pianista correpetidora dos corais, alunos de canto erudito e turmas de musicalização no Instituto Baccarelli, Juliana é mestranda em musicologia pela Universidade de São Paulo (ECA-USP), sob orientação de Paulo de Tarso Salles, bacharel em Piano pela Faculdade Cantareira, sob orientação do pianista cubano Yaniel Matos e tecnóloga em Piano Popular pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Estudou piano erudito na Escola Municipal de Música de São Paulo de 2009 a 2014, além de ter feito, em 2010, um concerto piano solo na Virada Cultural Paulista, com repertório que incluía música brasileira, jazz, música autoral e música erudita. Integrou o Quarteto Julietas, o Quinteto Instrumental Jacatacamarajá, tendo sido pianista da peça Mulheres Alteradas em cartaz no teatro Gazeta (2013), A Madrinha Embriagada (2014), Ivan Lins em Cena e Beatles Num Céu de Diamantes (2015). Fez os arranjos e gravação da trilha sonora do musical Cinderella ao lado do baterista Pelé Nascimento. Atualmente, é pianista do Coral Jovem do Estado de São Paulo, ministra aulas de piano e harmonia, realiza trabalhos diversos como pianista com música instrumental brasileira e jazz, e é pianista do Projeto Makaxera. Apresentou sua pesquisa sobre música afro-brasileira no Núcleo Acadêmico do 53 Festival Villa-Lobos (RJ), no II Congresso ARLAC/IMS (Santiago de Chile) e no 13th International Congresso on Musical Singification (Canterbury e Londres, UK).

Sâmela Vieira estuda no Instituto Baccarelli desde 2007. Começou sua trajetória integrando as turmas de coral, e, hoje, participa do nível mais avançado deste programa. Estudou clarinete, tendo integrado a Orquestra Infantojuvenil Heliópolis, e, em 2012, optou por se dedicar ao piano. Hoje, tem aulas deste instrumento com o professor Otávio Piola. Sâmela cursa licenciatura em Música pela universidade FIAM-FAAM, e é pianista correpetidora das turmas de musicalização infantil do Instituto Baccarelli, além de acompanhar, também ao piano, recitais apresentados na instituição.

Pianista do Instituto Baccarelli, Thiago Tognoli Neves iniciou os estudos musicais aos 7 anos com professor particular, pouco tempo depois migrou para o conservatório, onde se formou técnico em instrumento. Aperfeiçoou-se no Conservatório Dramático e Musical Carlos de Campos em Tatuí (São Paulo), e posteriormente seguiu para a Universidade Estadual-UNESP, onde concluiu bacharelado em instrumento. Mais tarde formou-se em piano popular pela Universidade Livre de Música (hoje Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim). Atualmente, é pianista colaborador em outros programas, além de atuar também como convidado em eventos e teatros diversos.

Preparador Cênico do Instituto Baccarelli, Lucas Migliorini iniciou a carreira na dança em 2001, com Homero Lopes. Integrou inúmeros grupos de dança como a Cia. Essência de Rua, Joy of Dance, Grupo Po!. Grupo Ritmos BASE, Cia. Ritmos de Rua. Idealizou e organizou o Freestylin’ Festival e o So Fresh Festival, ambos com apoio da Fundação das Artes de São Caetano do Sul. Em 2006 foi convidado por Laure Courtellemont para coordenar sua marca Ragga Jam® no Brasil, e no ano seguinte viajou para a Europa para se especializar em Ragga Jam®, participando da Rimini Wellness Convention (Itália) e da Formação Ragga Jam® Itália. Participou de aulas diversos estilos na Alemanha, França, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia, Polônia, Jamaica e Argentina. Em 2007, 2008 e 2010 organizou e coordenou a Formação Ragga Jam® Brasil, ministrando aulas em diversas cidades do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Curitiba, Vitória, Goiânia, Brasília, Campo Grande, entre outras. Atuou como professor em Paris , San Vendemiano, Moscou, Buenos Aires, Mendoza, Santa Fé, Jujuy e Comodoro Rivadavia. Foi premiado no DanceJA Awards, como “Dançarino Favorito – Mundial” de 2012. Atualmente é dançarino da Cia. Ragga Jam® Brasil e o único instrutor convidado licenciado de Ragga Jam® do Estado de São Paulo.

Regente titular da Orquestra Juvenil Heliópolis e regente adjunto da Orquestra Sinfônica Heliópolis, Edilson Ventureli iniciou os estudos de piano aos cinco anos. Aos treze, ingressou no Coral Baccarelli e, sete anos mais tarde, tornou-se preparador e regente associado da Orquestra de Concertos de São Paulo e do Coral Baccarelli – posição que ocupou até 2003. Aperfeiçoou-se em regência orquestral com Ira Levin (2004-05), Roberto Tibiriçá (2005-10) e, desde 2010, é orientado por Isaac Karabtchevsky, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis. Nos últimos anos, participou regularmente do Musica Riva Festival (Itália), onde regeu a World Youth Orchestra, a SYOA – State Youth Orchestra of Armenia (Orquestra Juvenil Estatal da Armênia), Orquestra Reino de Aragón (Espanha) e LVIV Philarmonic Orchestra (Ucrânia). Em 2015 foi homenageado pela Câmara Municipal de São Paulo em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no Instituto Baccarelli e, em 2016, condecorado pela ordem Carlos Gomes em reconhecimento pela atuação como maestro.

Diretor artístico do Instituto Baccarelli e regente titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis desde 2011, Isaac Karabtchevsky tem sido um dos grandes responsáveis pelo salto qualitativo dessa Orquestra. Indicado, em 2009, pelo jornal inglês The Guardian como um dos ícones vivos do país, Isaac nasceu em São Paulo e estudou regência e composição na Alemanha, sob orientação de Wolfgang Fortner, Pierre Boulez e Carl Ueter. Atuou como regente titular e diretor artístico em prestigiadas orquestras e teatros internacionais, como a Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro (desde 2004); Sinfônica de Porto Alegre (2003 a 2010); Orchestre National des Pays de la Loire, na França (2004 e 2009); Orquestra Tonkünstler, de Viena (1988 a 1994); Teatro la Fenice, em Veneza (1995 a 2001); Orquestra Sinfônica Brasileira (1969 a 1996). Recebeu a medalha do Mérito Cultural do governo austríaco e a comenda Chevalier des Arts et des Lettres do governo francês, além de condecorações de praticamente todos os estados brasileiros. Foi um dos criadores do Projeto Aquarius, o maior movimento de popularização da música clássica no Brasil. Desde essa experiência, nunca abandonou sua vocação de disseminar a música clássica e mantê-la viva, encontrando na Orquestra Sinfônica Heliópolis a parceira perfeita.

Regente do Coral da Gente do Instituto Baccarelli (nível iniciante), Arthur Perissinotto é natural de São Paulo, concluiu a Docência em Música na FAAM – Faculdades de Artes Alcântara Machado e frequentou cursos de musicalização infantil e prática pedagógica com Teca Alencar, Lídia Hortélio, Sofia López e Mara Campos. Foi barítono do Coral Zanzalá – Municipal de Cubatão e regente no projeto Canto em Movimento – parceria do SESI com a cooperativa Paulista de Teatro – para o ensino fundamental. Atualmente, é regente também do Coral Souza Lima Moema, professor de teoria musical e iniciação ao violão, no Espaço Cultual de Artes de São Caetano, além de professor de musicalização infantil no Conservatório Souza Lima.

Preparadora vocal e regente do Coral da Gente do Instituto Baccarelli (nível iniciante), Claudia Cruz é cantora lírica, tendo já participou do Coro da Osesp, à época sob direção de Naomi Munakata. Atualmente desenvolve repertório de soprano lírico com a professora Laura de Souza. Iniciou os estudos musicais ao piano, na Escola Municipal de Música de São Paulo, com a professora Maria Elisa Bologna e concluiu em 1998 o bacharelado em piano no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista-UNESP. Compila e idealiza vocalizes, tornando-os apropriados ao desenvolvimento vocal de cada faixa etária. Em 2016 concluiu seu curso de aperfeiçoamento no CEV (Centro de Estudos da Voz), com a Dra. Mara Behlau, sobre perspectivas da expressão vocal: saúde, ciência e artes, e deu início a um curso de pós-graduação na Faculdade Cantareira, sob coordenação pedagógica de Aída Machado.

Regente do Coral da Gente (nível jovem) e professor de teoria e percepção musical do Instituto Baccarelli desde 2010, Leandro Souza é bacharel em Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado em São Paulo e formado em piano popular pela EMESP.  Entre 2007 e 2009, atuou como pianista titular da Orquestra Jovem Tom Jobim  e, desde 2007, é pianista dos Painéis Funarte de Regência Coral. É também supervisor pedagógico da área de voz do Programa Guri Santa Marcelina. Participou de diversos festivais e workshops de regência, como o Creating Artistry em Indianapolis, nos Estados Unidos, o curso Cesgranrio de Regência Orquestral, o International Conducting Institute, em Kromeriz, na República Tcheca, e o Blue Danube Musik Impresario Opera Conducting, em Burgas, na Bulgaria, regendo peças do repertório coral infantil e juvenil, sinfônico e operístico. Já foi orientado por Abel Rocha, Naomi Munakata, Vitor Gabriel, Isaac Karabtchevsky, Henry Leck, Kirk Trevor e Dejan Savic.

Regente do Coral da Gente do Instituto Baccarelli (nível avançado), Maíra Ferreira é pós-graduada pela Universidade Butler em Indianápolis (EUA), onde concluiu o mestrado em regência, especializando-se em coros infantis e jovens com os maestros Henry Leck e Eric Stark. Entre 2013 e 2015, atuou como regente assistente do Butler University Choir, regido por John Perkins, foi pianista correpetidora do Butler Chorale, regido por Eric Stark, e do Butler Opera Theater. Como parte de sua especialização em coros infantis, atuou no Indianapolis Children’s Choir, grupo com grande destaque no cenário mundial da música coral. É bacharel em regência e em piano pela UNICAMP, além de regente do Projeto Musicalizando, grupos com os quais se apresenta nos mais tradicionais palcos de São Paulo e em diversos festivais de música.

Coordenadora pedagógica e regente do Coral da Gente do Instituto Baccarelli (nível intermediário), Silmara é natural de Jundiaí e iniciou sua formação musical aos 5 anos, na Associação de Música Pio X. Especializou-se em Pedagogia Musical Infantil, na École de Musique Martenot, na França (1986-87); em Regência Coral na Butler University, nos EUA (2000 e 2007 e 2011), e formou-se em Licenciatura Plena em Música pela Faculdade de Música Carlos Gomes, em São Paulo, e em piano, pelo Instituto Gomes Cardim, em Campinas. Silmara também é regente do Coral Cênico Infantil Dons & Tons e do Coral Infanto Juvenil ThyssenKrupp. Já participou de óperas como Magdalena, de Villa-Lobos, La Bohème, de Giacomo Puccinni, Carmen de Georges Bizet, Tosca de Giacomo Puccini, e também de composições como a Sinfonia nº 3 de Mahler. Silmara participou de workshops com renomados profissionais nacionais e internacionais, como Abel Rocha, David Junker, Iramar Rodrigues, Henry Leck, Francis Delvin, Jean-Jacques Margueritat, entre outros.

Professor de trombone do Instituto Baccarelli, Darcio é Graduado pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, mestre pela Juilliard School de Nova Iorque e foi vencedor dos concursos TildenPrize (Nova Iorque), do Lewis Van HaneyPhilharmonicPrize (Nashville), e segundo colocado no Zellmer – Minnesota Trombone Competition (Minnesota). Tem atuado em diversos festivais de música incluindo o Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival de Música de Santa Catarina (FEMUSC) e o Festival de Ouro Branco. É trombonista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) desde 2006, tendo integrado também a Orquestra Sinfônica de Galícia (Espanha) e a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo. Já atuou como solista frente à OSESP, Orquestra Experimental de Repertório, Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e Camerata Antiqua de Curitiba.

Professor de trompa e de música de câmara do Instituto Baccarelli, Mario Rocha iniciou os estudos musicais aos oito anos de idade, orientado pelo pai. Cursou o Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, sua cidade natal, além de ter estudado com Enzo Pedini (na Escola Municipal de Música de São Paulo), com Daniel Havens e Charles Cornish. Bacharel em trompa pela Faculdade Mozarteum de São Paulo, foi primeira trompa da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo por 30 anos. Atualmente integra a Orquestra Sinfônica de Santo André como primeira trompa.

Professor de trompete do Instituto Baccarelli, Carlos Sulpício é natural de Marília (SP). Doutor em música pela UNESP, Mestre em Brass Performance pela Boston Universisity, School for the Arts, Bacharel em trompete pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Durante sua carreira, Integrou diversas formações musicais nos Estados Unidos, entre elas Civic Symphony of Boston, Lexington Sinfonieta, Boston University Symphony Orchestra e ALEA III. No Brasil, Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, Amazonas Filarmônica, Sinfônica de Ribeirão Preto, Filarmônica de São Bernardo do Campo e Bachiana Filarmônica. Participou do 1o Festival Internacional de Música em Kyoto no Japão em 1993. Atuou como solista na Orquestra Sinfônica da USP, Filarmônica de São Bernardo do Campo, Amazonas Filarmônica, Sinfônica de Ribeirão Preto e Orquestra Acadêmica da UNESP. Realizou inúmeras premières de compositores Brasileiros, incluindo a gravação do CD do Grupo Novo Horizonte o qual recebeu o prêmio da APCA de 1993. Atualmente, é professor, além do Instituto Baccarelli, da Faculdade Santa Marcelina, da Escola de Música de São Paulo, e músico convidado do Theatro Municipal de São Paulo.

Professor de trompete do Instituto Baccarelli, Silvio iniciou os estudos com o maestro Roberto Farias em Cubatão (SP). Mais tarde foi para São Paulo, teve aulas com seu Reginaldo Farias e concluiu o curso de Bacharelado em Trompete na Faculdade Mozarteum de São Paulo. Foi orientado em cursos por Gilberto Siqueira (Osesp); Nailson Simões (Unirio); Anor Luciano; Wynton Marsalis; Walter Hamberg (Chicago); Fred Mills (Canadian Brass); Malte Burba; Charles Schlueter (Boston Symphony); Philip Jones Brass Ensemble (England);Mathias Wolf (German Brass). Como convidado, tocou com orquestras como a Osesp, Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo, Sinfônica do Paraná, Orquestra de Câmera Nova Sinfonietta; Metal Brasil. Atuou como primeiro trompete da Orquestra Sinfônica de Santo André durante cinco anos e atualmente é trompetista do Quinteto Metal Arte, além de solista em recitais.

Ex-integrante da Orquestra Sinfônica Heliópolis, Thiago de Araújo tornou-se professor de trompete do Instituto Baccarelli. Iniciou seus estudos com seu pai, Waldevino Cardoso de Araújo. Foi aluno da Universidade Livre de Música (ULM), do Instituto Baccarelli (durante 7 anos), e da Academia de Música da Osesp. Atuou como primeiro trompete da Orquestra Sinfônica Heliópolis (de 2011 a 2014), onde venceu o Concurso de Jovens Solistas. Foi vencedor do primeiro Concurso Brasileiro de Trompetes. Atualmente integra a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo.

Professor de Tuba do Instituto Baccarelli, Marcos iniciou os estudos musicais aos 13 anos com seu pai, teve orientação do Dráuzio Chagas (OSM) e Donald Smith (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp). Participou de masterclasses com Warren Deck, Gene Pokorny e Chester Schmitz. Atuou como solista frente à Osesp, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra de Sopros Brasileira, Orquestra Sinfônica de Santo André, Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, entre outras. Apresentou-se, em 2005, com a Orquestra da Filadélfia e como camarista atuou com o Quinteto de Metais da Orquestra Filarmônica de Nova York com o Quinteto Metalessência, entre outros. Ocupou a cargo de tuba solista na Osesp por 17 anos, participando em turnês por países da Europa, da América Latina e também nos Estados Unidos. Gravou mais de 40 discos, sob a batuta de maestros como Eleazar de Carvalho, Kurt Masur, Frank Shipway, entre outros. De 2012 a 2015, atuou como regente do Curso Livre Para Grupo de Metais da Fundação Osesp. Desde 2006, ministra masterclasses, cursos de tuba e de música de câmara nos principais festivais do país e na Faculdade Cantareira, além do próprio Instituto Baccarelli.

Professor de viola do Instituto Baccarelli e regente da Orquestra Infantil Heliópolis e Orquestra Preparatória Heliópolis, estudou com Alejandro de Leon (EMESP) e com Emerson de Biaggi (UNESP). É professor pela metodologia Suzuki orientado por Edward Kreitman e Shinobu Saito, e regente atual da Filarmônica do Humanismo Ikeda. Foi aluno dos maestros Carlos Moreno e Roberto Tibiriça. Participou de cursos de regência com Isaac Karabtchevsky, Fabio Mechetti, Andrea Botelho, Dario Sotelo, Matthew George, entre outros. Esteve à frente da Orquestra de Cordas da EMESP, Filarmônica de Goiânia, Sinfônicas de Curitiba e Londrina, além da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. Começou seus estudos na Associação Brasil Soka Gakkai Internacional. Foi membro da Orquestra Experimental de Repertório, da Orquestra de Santo André, da Orquestra da UNESP e do Quarteto UNESP, além de ter participado da Orquestra da Rádio Cultura, a Filarmônica de São Bernardo e a Camerata Fukuda.

Professor de viola e música de câmara do Instituto Baccarelli, Gabriel Marin é também violista do Quarteto Carlos Gomes e da Orquestra Sinfônica da USP. Possui vasta experiência no universo da música orquestral e de câmara, tendo representado o Brasil nas Orquestras Jovens do Mercosul e das Américas, com as quais atuou em concertos nas principais salas de treze países das Américas. Ganhou o Prêmio Eleazar de Carvalho no Festival de Inverno de Campos do Jordão, e uma bolsa integral de estudos para se aperfeiçoar na Academia de Música Carl Nielsen, na Dinamarca. Foi violista da Orquestra Sinfônica de Odense e participou do Festival de Verbier, na Suíça.

Professor de viola para classes coletivas no Instituto Baccarelli, Jônatas nasceu em Fortaleza e começou a estudar violino no CEFIS (Centro de Formação de Instrumentista do SESI) sob a orientação de Vaskem Fermanian, através da metodologia de Alberto Jaffé. Foi aprovado no Conservatório de Tatuí, na classe do Professor Alexandre Razera. Integrou a Orquestra Sinfônica Heliópolis como chefe de naipe entre 2008 a 2013, tendo aulas com o professor Renato Bandel. Apresentou-se com renomados artistas e maestros como Roberto Tibiriça, Isaac Karabtchevsky e Zubin Mehta. É bacharel em viola pela Faculdade Mozarteum, e pós-graduado pelo Programa Especial de Formação Pedagógica e Coordenação Pedagógica / Gestão Escolar, além de especialista em Metodologia Suzuki. Desde 2013, é professor de música do SESI São Caetano do Sul e regente da Camerata SESI São Caetano do Sul, onde ministra aulas para crianças, jovens e adultos.

Coordenador pedagógico e professor de viola, iniciou seus estudos na Escola de Música de Piracicaba aos 4 anos. Aos 8 ingressou no violino com Maria Lúcia Zagatto Krug. Foi premiado no XV Concurso Jovens Solistas do Brasil. Posteriormente graduou-se bacharel em violino pela Unesp e em viola pelo Conservatório de Amsterdam (Holanda). Neste período teve aulas com Ayrton Pinto, Elisa Fukuda, Jürgen Kussmaul e Mikhail Zemtsov. Também teve masterclasses com Sven Arne Tepl, Michael Gieler e Nobuko Imai. De 2009 a 2013 foi integrante da Sinfonia Rotterdam, realizando concertos por toda a Holanda, pela Europa, América do Sul e Rússia e participando também de gravações de CD’s e DVD’s. Participou de festivais de música no Brasil, Holanda, França e Alemanha. Em 2015, Ernst Mahle compôs e dedicou a ele seu Concerto para Viola e, em 2016, a obra foi estreada por Visockas em apresentação com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob regência do próprio compositor. Atualmente é membro da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Professora de viola, Roberta Marcinkowski, iniciou os estudos musicais aos seis anos de idade e formou-se em piano aos 15, pelo Conservatório Musical Villa-Lobos, em Osasco. No mesmo ano, iniciou os estudos de viola, sob orientação do maestro João Maurício Galindo no SESC. Em 2003, formou-se em Viola pelo Departamento de Música da ECA-USP.Foi aluna de Marcelo Jaffé, Horácio Schaefer, Paulo Bosísio, Laura Wilcox, Laércio Diniz e Renato Bandel e professora no Conservatório de Cubatão, SP e no Projeto Guri. Integrou a Amazonas Filarmônica, a Jazz Sinfônica e a orquestra da tournée do artista Egberto Gismonti pelo Brasil, além de ter participado de shows e gravações com Toquinho e Vânia Bastos. Em 2003, apresentou-se em várias cidades da Dinamarca com a cantora e compositora Maria Petersen. Atualmente, integra o Quarteto Wolfgang e a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (desde 1999).

Professor de viola no Instituto Baccarelli, Silvio Catto iniciou os estudos aos 8 anos de idade sob a tutela de seu avô, Lázaro Bertrami no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí, onde foi aluno de Adriana Schincariol e Paulo Bosísio, entre outros. Ingressou na Orquestra Experimental de Repertório aos 17 anos e, aos 18, na Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo. Em 2006, sob o convite de Elisa Fukuda, passou a integrar o Quarteto Camargo Guarnieri, com o qual gravou 2 CDs, um deles com a integral do compositor Camargo Guarnieri para quarteto de cordas, e outro com obras de Borodin e Dvořák. Atuou como professor na Emesp, Festival de Campos do Jordão, Festival Internacional de Música de Itu, ministrando aulas, masterclass e workshops. Atualmente é chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e integrante do Quarteto Camargo Guarnieri.

Professora de aulas de viola em coletivo no Instituto Baccarelli desde 2014, Tatiana Paciello é bacharel em Viola pela Unesp (2002) e estudou com Emerson de Biaggi, Marco Antonio Lavigne e Adriana Schincariol. Participou de vários Festivais de Música no Brasil, tendo aulas com Horácio Schaefer, Renato Bandel, Wilfried Strehle e Kimberly Fredenburgh. Foi violista da Experimental de Repertório e da Sinfônica de Santo André. Participou de vários cursos sobre Pedagogia Suzuki no Brasil, Perú e Estados Unidos, incluindo a participou da formação para professores de cordas coletivas na Universidade de Ohio, com Robert Gillespie. Há mais de dez anos tem se dedicado à pedagogia de cordas infantil, trabalhando em vários projetos, como no Projeto Guri, Toca, Zezinho, Projeto Passarim e também no Colégio Santo Américo.

Regente assistente da Orquestra Juvenil Heliópolis e professor de violino do Instituto Baccarelli, André estudou com Amílcar Carfi, Marcello Guerchfeld, Cecilia Guida, Paulo Bosísio e Alberto Jaffé. Em 1990 ingressou na UNICAMP no curso de bacharelado em violino na classe de Nathan Schwartzman. Especializou-se em cursos com Chaim Taub, Robert McDuffie e Nicolas Chumachenco – este último como bolsista da Fundação Vitae. Foi violinista da Sinfônica de Campinas e spalla das orquestras Sinfônica Jovem de Campinas, Sinfônica de Santo André e de Câmara de Indaiatuba. Membro do quarteto Darcos desde a sua fundação, gravou o Cd Carlos Gomes Ano Cem e se apresentou em diversos festivais como o de inverno de Campos do Jordão e em tournée por todo o Brasil, Argentina, México e Eua. Atuou como instrutor de cordas da Camerata Acadêmica do Mercosul, com sede na Argentina, e integrou o corpo docente da Orquestra Sinfônica Jovem do Mercosul. É violinista da orquestra de Câmara Villa-Lobos, membro do Quinteto Brasileiro de Cordas e participou como músico convidado da Osesp em turnês e gravações de CDs. Desde 2000 participa como professor no Festival Música nas Montanhas em Poços de Caldas.

Professora de violino do Instituto Baccarelli, Andrea Campos nasceu em Santarém (Pará) e iniciou os estudos de violino na Escola de Música de Brasília, aos 10 anos de idade. Concluiu o segundo grau nos Estados Unidos, na Academia de Artes de Interlochen (Michigan), bacharelou-se pela Universidade Western Michigan, obteve o mestrado pela Escola de Música Eastman e recebeu o diploma artístico da Universidade Carnegie Mellon (Pittsburgh), sob orientação de Andrés Cardenes. Atuou como spalla em exibições no Lincoln Center e no Carnegie Hall (Nova York), no Kennedy Center (Washington, D.C.) e no Boston Symphony Hall, além de liderar a Orquestra do Festival do Castelo de Heidelberg, na Alemanha. Atualmente, atua como spalla da Bachiana Filarmônica Sesi, chefe de naipe dos segundos violinos da Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e da Camerata Brasiliana. Integrante do Quarteto Vienarte e Trio D’Amore. Leciona violino também na Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo).

Filho de músicos, o professor de violino do Instituto Baccarelli, Edgar Leite, começou os estudos musicais aos oito anos de idade com seu pai. Em seguida, estudou com Yoshitame Fukuda, Márcia Fukuda, Elisa Fukuda, Esdras Rodrigues e Pablo de León. É bacharel em violino pela UNESP, além de ter feito PPC (Professional Performance Certificate) e mestrado em violino pela Lynn University, EUA, como aluno de Sergiu Schwarts, Elmar Oliveira e Carol Cole. Participou de diversos festivais de música como Festival de Inverno de Itu, Campos do Jordão, Juiz de Fora, Stringendo e foi vencedor por dois anos consecutivos do concurso jovem solistas da Orquestra Experimental de Repertório. Integrou a Orquestra Experimental de Repertório, Camerata Fukuda, Camerata de Jundiaí, Filarmônica de São Bernardo do Campo, Camerata Bank Boston e Osusp. Nos Estados Unidos exerceu grande atividade camerística como primeiro violino do Jade String Quartet, tendo se apresentado em diversas cidades. Foi membro das orquestras ACO (Atlantic Classical Orchestra), Philharmonia Orchestra Lynn University, Lynn Chamber Orchestra, Sinfônica das Américas e Treasure Coast Opera. Atualmente é violinista da Sinfônica do Municipal de São Paulo, primeiro violino do Quarteto Quadrus Chordarum e professor da Faculdade Santa Marcelina.

Professor de ensino coletivo de violino do Instituto Baccarelli e regente da Orquestra Preparatória Heliópolis, Fábio é natural de São Paulo, estudou violino na Escola de Música de São Paulo (EMESP), na Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM-FMU) e também na Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP), com os professores John Splinder e Ênio Antunes. É professor Suzuki, tendo realizado cursos com Shinobu Saito, em Campinas, e com Nancy Loken e Edward Kreitman, nos Estados Unidos. Desde 2002, desenvolve pesquisas sobre ensino coletivo de cordas. Participou de masterclasses com professores como Walter Sharaiber (Alemanha), Salomão Rabinovtz (Bahia), entre outros, realizando um trabalho com base na pesquisa dos sons. Atualmente, é também coordenador técnico artístico pedagógico de cordas no Projeto Guri.

Professor de violino e coordenador do programa de ensino coletivo de cordas do Instituto Baccarelli, José Marcio Galvão estudou na Escola Municipal de Música de São Paulo e na Faculdade Alcântara Machado no curso de Licenciatura em Música. Foi aluno do professor e violinista Ayrton Pinto. É professor certificado e membro da Suzuki Association of the Americas (SAA). Seu trabalho com o Método Suzuki inclui participações em cursos de formação em países como o Peru, Brasil e Argentina. Possui grande experiência na área pedagógica, com ênfase em ensino coletivo de cordas friccionadas e Método Suzuki. Atuou como coordenador artístico-pedagógico, supervisor educacional e educador musical do curso de cordas friccionadas do Projeto Guri.

Professor de violino do Instituto Baccarelli, Juan Rossi é natural de Florianópolis (SC) e iniciou os estudos do instrumento aos oito anos de idade, com Jeferson Della Roca. Em 2008, formou-se bacharel, sob orientação da professora Elisa Fukuda e foi vencedor do Concurso Cantareira de Violino. Deu continuidade aos estudos na Universidade Mozarteum Salzburg, na Áustria, com bolsa de estudos do Governo do Estado de Santa Catarina, em 2012, na classe dos professores Benjamin Schmid e Alexander Grothe. Foi integrante de diversas orquestras, dentre elas a Philharmonie Salzburg, Orquestra de Câmara de Berlim e spalla da Orquestra Filarmônica de São Caetano do Sul. Atualmente é professor também do Instituto Fukuda, integrante do The Berlin Quartet, do Quinteto 5!, do Duo Rossi, com o pianista Pablo Rossi, e músico da Sinfônica Municipal de São Paulo.

Professora de violino do Instituto Baccarelli desde 2015, Marcia Fukuda é natural de São Paulo, iniciou os estudos aos oito anos de idade com Yoshitame Fukuda e posteriormente com Elisa Fukuda. Ganhadora de vários concursos “Jovens Musicistas”, foi solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal de São Paulo. Participou de masterclasses com Roman Nodel (Alemanha), Rodolfo Bonucci (Itália), Paulo Bosisio e Marcello Guerchfeld (Brasil) bem como aulas de Música de Câmara com Walter Bianchi (Brasil), Quarteto Takács (Hungria). Em 1991 continua os estudos na Suíça no Conservatório de Musica de Genebra na classe de Corrado Romano. Integra o Corpo Docente do Instituto Fukuda desde 1999 é membro do Corpo Docente da Escola Municipal de Musica de São Paulo.

Professor no Instituto Baccarelli, orientador do naipe de violinos da Orquestra Sinfônica Heliópolis e regente da Camerata Heliópolis, o violinista norte-americano Matthew Thorpe tem desenvolvido sólida carreira como violinista, professor, músico de câmara e de orquestra, o que já o levou a se apresentar em mais de 20 países. Concertino da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), foi convidado para tocar com chefe de naipe na Orquestra Sinfônica de Galícia e na Orquestra Sinfônica de Tenerife, na Espanha, e em 2014 fez sua estreia israelense como solista com o Israel Philharmonic Soloists em Tel Aviv. Matthew já integrou as orquestras da Ópera e do Theatro de Pittsburgh, foi um dos spallas da New World Symphony (Miami, Florida) sob a batuta do maestro Michael Tilson Thomas, além de ter sido premiado em diversos concursos nos EUA.

Professor de violino do Instituto Baccarelli, Pedro Della Rolle é mestre pela Universidade de São Paulo em música, graduado pela Trinity College of London em Performance violinista. Premiado nos principais concursos nacionais de música, gravou ao lado de nomes importantes no cenário musical brasileiro. Ocupa-se com pesquisa e ensino do instrumento, sem deixar de ser um músico versátil e atuante em diferentes linguagens musicais. Sobre ele, Paulo Bosísio declarou: “Della Rolle possui um talento especial, uma apuradíssima técnica e um som de absoluta e inquestionável beleza”.

Professor de violoncelo no Instituto Baccarelli, Cesario é mestre pela USP, e obteve o diploma de Perfectionnement por unanimidade e felicitações do Júri no Conservatoire départemental du Val de Biévre (Paris), na classe do renomado violoncelista francês Romain Garioud. Premiado em diversos concursos, também teve aulas com Antonio Meneses, Alisa Weiterstein, Peter Szabo, Dennis Parker, Pieter Wispelwey, Sol Gabetta, entre outros. Músico camerista, atuou como solista frente à Orquestra do Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, Camareta Fukuda, Orquestra Acadêmica de São Paulo, entre outras. Em 2017 atou, em Trancoso, como solista e camerista ao lado de renomados músicos como o violinista Lorenz Nasturica (spalla da Filarmônica de Munique), o flautista Mathieu Dufour e o oboísta Andreas Wittmann, ambos membros da Filarmônica de Berlim.

 

Professor de violoncelo do Instituto Baccarelli, Ricardo iniciou os estudos musicais aos 7 anos de idade, inicialmente com o violino, tendo sido orientado por Yoshitame Fukuda e Erich Lehninger. Logo após optar pelo violoncelo, estudou com Zygmunt Kubala na Escola Municipal de Música, Watson Clis e aperfeiçoou-se com Jed Barahal, Richard Markson e David Chew. Estudou música de câmara com Walter Bianchi, Chaim Taub (Israel) e Quarteto Takács (Hungria). Foi semi –finalista no III Concurso Eldorado de música, indicado para bolsa na Academia da Filarmônica de Berlim(Fundação Karajan), além de vencedor do concurso jovem solista da Orquestra Sinfônica do Estado. Integrou a Camerata Fukuda, Orquestra Crescendo, Orquestra Nova Sinfonieta. Atualmente spalla da Bachiana Filarmônica SESI-SP e é concertino da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo.  Professor da Escola Municipal de Musica de São Paulo, exerce ampla atividade pedagógica onde fez parte do corpo docente do Festival de Campos do Jordão e é diretor artístico do Festival de Música Clássica de São Jose do Rio Preto. Atualmente é professor e um dos diretores do Instituto Fukuda de Música.

Professor de violoncelo do Instituto Baccarelli, Rodrigo nasceu iniciou os estudos musicais aos seis anos com Jean-Jacques Pagnot no Instituto de Artes da UFRGS. Estudou com Steven Thomas na Hartt School e formou-se pela Juilliard School em Nova York, onde foi aluno e assistente de Ardyth Alton. Foi bolsista das duas escolas assim como do projeto Apartes/CAPES do MEC e da Fundação Vitae de Apoio à Cultura. Tem atuado como solista das mais importantes orquestras do país. Como camerista, foi membro do Quarteto Cordis e Quarteto Porto Alegre, além de ter colaborado com artistas como Bernard Greenhouse, Hai-Ye Ni, Sydney Harth, Roberto Díaz, Öle Krysa, Eric Rosemblith, Cláudio Cruz, Emmanuele Baldini, Lev Veksler, entre outros. Premiado em vários concursos nacionais, realizou inúmeros concertos e gravações nas maiores salas de concerto brasileiras e estrangeiras como Carnegie Hall, Alice Tully Hall, Avery Fischer Hall, Musikverein, Kölner Philharmonie, Ópera de Frankfurt, Auditório Nacional de Música de Madrid, entre outros. Foi membro e cello principal da Juilliard Symphony e Juilliard Orchestra, assim como membro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Em 2007 lançou o álbum solo Convergências, com obras de compositores brasileiros, pelo qual foi agraciado com três prêmios “Açorianos”. Atualmente é violoncelista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e membro do Quarteto Romanov.

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