O trabalho do Instituto Baccarelli é um modelo do que se pode fazer nesse campo e uma inspiração para todos nós. Só quem já viu de perto sabe o quanto a cultura do Brasil se reinventa ali, da forma mais positiva e contundente.

Working with the Orquestra Sinfônica Heliópolis and the Instituto Baccarelli was an absolute delight. The orchestra plays at a very high level but they also possess a wonderful spirit and desire to perform to their best. The Instituto’s mission is both inspiring and life changing”. [Trabalhar com a Orquestra Sinfônica Heliópolis e o Instituto Baccarelli foi um imenso prazer. A Orquestra não só toca em um nível altíssimo, mas também tem um admirável espírito e vontade de realizar o seu melhor. A missão do Instituto é inspiradora e muda a vida das pessoas.]

Visitar o Instituto Baccarelli foi uma revelação para mim, de como dedicação e calor musical permitem que a arte e a expressão de beleza floresçam nos corações e nas mentes de jovens que, de outra forma, teriam tido uma vida completamente diferente.

“A música tem o poder de educar e mudar o futuro de uma criança. Parabéns Instituto Baccarelli pelo incrível trabalho realizado. Gostaria de convidar o Coral da Gente do Instituto Baccarelli para abrir a única apresentação que farei em São Paulo. Espero que vocês aceitem”. (2008)

O Instituto Baccarelli nos ensinou como a música pode produzir a mais bela harmonia. É a música gerando vida. E a vida transformada em música

Nossa orquestra [OSH] foi apontada, ao lado da Osesp, por ter feito o melhor concerto de 2015 segundo voto popular. Hoje, é um grupo maduro, à altura dos desafios que temos pela frente.

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Baccarelli é símbolo de uma transformação pela qual tem passado o meio musical brasileiro, abrindo-se em direção a uma percepção mais ampla do que é a música clássica. Nas conquistas já atingidas e no futuro que se desenha, a compreensão do fazer musical como instrumento de cidadania não significa apenas oferecer um caminho profissional para os jovens alunos que passam pelo Instituto, mas também vislumbrar uma vida musical menos pautada pelo isolamento e mais atenta ao diálogo com a sociedade. Nesse sentido, acompanhar de perto como repórter e, mais recentemente, como professor o trabalho do Instituto Baccarelli e ter contato com seus integrantes tem sido um privilégio – e um constante aprendizado.

Os músicos do Instituto Baccarelli tocam de maneira entrosada, olham uns para os outros, têm energia, excitação. Já toquei com as maiores orquestras do mundo e, acreditem, essa energia não é fácil de ver.

Foi muito bom conhecer as atividades do Instituto Baccarelli de perto, seja como aluno, ou como admirador. O período de preparação do filme ‘Tudo Que Aprendemos Juntos’ me fez constatar o quão potente e transformador é esse trabalho, além de admirar ainda mais a Orquestra Sinfônica Heliópolis e o próprio Instituto. Tenho os melhores sentimentos e estarei sempre na torcida por essa Instituição

Através da nossa parceria com o Instituto Baccarelli, apoiamos a Orquestra Sinfônica de Heliópolis e temos um grande orgulho deste projeto que atende mais de 1.300 crianças e adolescentes da comunidade de Heliópolis, pois o Instituto oferece a verdadeira cultura musical para educação do nosso povo

Acompanho o Instituto Baccarelli desde o início e posso dizer que ele é uma prova viva de que vale a pena investir em sonhos. Com pé no chão, muita perseverança e determinação, o projeto venceu todas as dificuldades para consolidar essa valiosa instituição que conhecemos. Criando e oferecendo oportunidades para a integração social e para o aprendizado musical de alto nível de crianças e jovens de uma das regiões mais carentes de nossa cidade, o Baccarelli nos honra e enche de orgulho. Sua história é um dos casos mais bem-sucedidos de uma parceria público privada, em que o empreendedorismo não governamental, por meio de patrocínios diretos ou incentivados, promove e fomenta o desenvolvimento social. Parabéns aos idealizadores e a todos que contribuíram e seguem contribuindo para o sucesso de um dos mais belos trabalhos artístico-sociais de nosso país. Vida longa ao Instituto Baccarelli!

O trabalho e os resultados do Instituto Baccarelli demonstram a importância da missão de transmitir conhecimento. Os jovens músicos, a orquestra e os professores dão sentido à vida

Trabalhar com o Instituto Baccarelli é ter certeza de que tudo será feito com envolvimento, dedicação, carinho, eficiência e, sobretudo, amor à música.

Visitar e conhecer o Instituto Baccarelli foi uma revelação e uma dos acontecimentos mais enriquecedores que tive em muito tempo. Ao reger pela primeira vez a Orquestra Sinfônica Heliópolis, eu estava tão nervoso quanto no primeiro concerto da minha vida; e de tão tocado por eles, eu mal consegui me mexer. Mas é extremamente gratificante saber que essas crianças da comunidade, com bons cuidados de casa e dos professores, irão um dia seguir o mesmo caminho que muitos judeus trilharam no século XIX na Europa, quando os guetos abriram. A música era um dos passaportes para sair daquele ambiente fechado e isso também pode acontecer no Brasil, nas favelas, se for gerenciado apropriadamente, como faz o Instituto Baccarelli. Gostaria que algo assim acontecesse no meu país (Índia).

Conheça nossos patrocinadores

 

Ouro

Prata

Bronze

Apoio

Realização

@ COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS