Palestras

Todos os meses, o jornalista e crítico musical João Luiz Sampaio, professor do Instituto Baccarelli, ministra palestras aos alunos da instituição. Os encontros promovem, de forma descontraída, debates sobre aspectos estéticos das obras do repertório apresentado durante a temporada de concertos do projeto no Theatro Municipal de São Paulo e no MASP, incluindo biografia dos compositores, o contexto social e histórico outras peculiaridades sobre as composições.

TCHAIKOVSKY E MAHLER

A noção de tragédia aproxima a Sinfonia nº 6 de Tchaikovsky e a Sinfonia nº 6 de Mahler. Cada autor, no entanto, dialoga com sua época, com os estímulos à sua volta, que nos ajudam a entender a própria transformação da música ao longo do século XIX.

Palestra de João Luiz Sampaio, 19 de fevereiro de 2018
Assista


SCHUMANN E DEBUSSY

A palestra aborda a Sinfonia nº 4 de Robert Schumann, e a obra de Claude Debussy.  Música, literatura, artes plásticas, contexto histórico – todos esses elementos se misturaram para mostrar como a música se transformou na passagem do século XIX para o século XX.

Palestra de João Luiz Sampaio, 12 de março de 2018
Assista – parte 1
Assista – parte 2


MÚSICA BRASILEIRA

A música brasileira é presença constante nas temporadas dos grupos do Instituto Baccarelli. Mas, o que é essa música? Como a música clássica ou erudita chegou ao Brasil? Como ela se desenvolveu? Que caminhos ela percorreu, desde a época da colônia até os dias de hoje?

Palestra de João Luiz Sampaio, 9 de abril de 2018

Assista

Conheça nossos patrocinadores

 

Ouro

Prata

Bronze

Apoio

Realização

@ COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS