10/12/17 domingo
20:30
Gratuito
Rua Catarina Etsuco Umezu, 484 – Santa Cruz do Rio Pardo/SP

Voltar

Concerto

  • Orquestra Sinfônica Heliópolis

    A Orquestra Sinfônica Heliópolis (OSH), principal formação do Instituto Baccarelli, promove prática orquestral e conhecimento de repertório sinfônico a alunos avançados da instituição. Com direção artística de seu maestro titular, Isaac Karabtchevsky, a orquestra, reconhecida internacionalmente por sua qualidade artística, tem como patrono o maestro indiano Zubin Mehta, que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música enquanto ferramenta de transformação social. Até hoje, a OSH é a única orquestra de toda a América do Sul que teve a oportunidade – e orgulho – de ser regida por Mehta. A versatilidade do grupo permite à Sinfônica transitar pelo universo da música de concerto e da música popular, mantendo alto padrão de excelência na execução das obras. Assim, já se apresentou sob a regência dos maestros Zubin Mehta, Peter Gülke, Yutaka Sado, acompanhada de Julian Rachlin, Erik Schumann, Domenico Nordio, Paula Almerares, Leonard Elschenbroich, Arnaldo Cohen, Jean-Louis Steuerman, Antonio Meneses, Ricardo Castro e de artistas populares consagrados como Ivete Sangalo, Milton Nascimento, João Bosco, Luiz Melodia, Lenine, Paula Lima, Toquinho, Fafá de Belém, Ivans Lins e Daniela Mercury, entre outros. O grupo já tocou em palcos como a Sala São Paulo, os Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda), além de ter participado de eventos como o Festival Beethoven (Bonn/Alemanha) e Rock In Rio, com Mike Patton.

     

  • Coral da Gente do Instituto Baccarelli

    Com um repertório diversificado, que inclui composições brasileiras e obras internacionais do repertório popular e erudito, os corais que integram o projeto Coral da Gente do Instituto Baccarelli já realizaram apresentações em diversos espaços culturais de São Paulo, como Sala São Paulo, Teatro Alfa, Theatro Municipal de São Paulo, Estádio do Morumbi, Mosteiro de São Bento, Pateo do Colégio e Catedral da Sé. O Coral da Gente é a porta de entrada no Instituto Baccarelli para crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, da comunidade de Heliópolis e região. Sob a coordenação pedagógica de Silmara Drezza, ao lado de uma competente equipe de professores, os grupos trabalham voz e expressão corporal, praticando atividades que têm como objetivo a formação centrada no desenvolvimento de valores para a vida em sociedade, através do aprendizado da música de forma prazerosa.

  • Isaac Karabtchevsky regente

    Diretor artístico do Instituto Baccarelli e regente titular da Orquestra Sinfônica Heliópolis desde 2011, Isaac Karabtchevsky tem sido um dos grandes responsáveis pelo salto qualitativo dessa Orquestra. Indicado, em 2009, pelo jornal inglês The Guardian como um dos ícones vivos do país, Isaac nasceu em São Paulo e estudou regência e composição na Alemanha, sob orientação de Wolfgang Fortner, Pierre Boulez e Carl Ueter. Atuou como regente titular e diretor artístico em prestigiadas orquestras e teatros internacionais, como a Petrobras Sinfônica do Rio de Janeiro (desde 2004); Sinfônica de Porto Alegre (2003 a 2010); Orchestre National des Pays de la Loire, na França (2004 e 2009); Orquestra Tonkünstler, de Viena (1988 a 1994); Teatro la Fenice, em Veneza (1995 a 2001); Orquestra Sinfônica Brasileira (1969 a 1996). Recebeu a medalha do Mérito Cultural do governo austríaco e a comenda Chevalier des Arts et des Lettres do governo francês, além de condecorações de praticamente todos os estados brasileiros. Foi um dos criadores do Projeto Aquarius, o maior movimento de popularização da música clássica no Brasil. Desde essa experiência, nunca abandonou sua vocação de disseminar a música clássica e mantê-la viva, encontrando na Orquestra Sinfônica Heliópolis a parceira perfeita.

Franz von Suppé
Cavalleria Leggera: Abertura
Heitor Villa-Lobos
Bachianas Brasileiras nº 4: Prelúdio
Pyotr I. Tchaikovsky
O Quebra Nozes, Op.71a: Valsa Das Flores
Maurice Ravel
Bolero
Johann Sebastian Bach
Cantata em Dó Maior, BWV 147: Coral – Jesus Alegria dos Homens
Adolphe Adam
Ó Noite Santa [arr. Roberto Tibiriçá]
Diversos
Pot-pourri de Músicas Natalinas [arr. Roberto Tibiriçá]

Essa apresentação integra o projeto Série 20 anos do Instituto Baccarelli, que conta com duas apresentações e tem o patrocínio da Special Dog. O projeto celebra com duas apresentações gratuitas o aniversário do Instituto, que, há duas décadas, realiza um trabalho educacional pleno, oferece formação musical e artística de excelência, proporciona desenvolvimento pessoal e cria oportunidades de profissionalização, com Zubin Mehta como patrono e Isaac Karabtchevsky como diretor artístico.

Orquestra Sinfônica HeliópolisIsaac Karabtchevsky

Conheça nossos patrocinadores

 

Ouro

Prata

Bronze

Apoio

Realização

@ COPYRIGHT 2016 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS