Já faz mais de vinte anos que um incêndio atingiu Heliópolis e o maestro Silvio Baccarelli passou a dar aulas de música para crianças jovens da comunidade. Em 1996, a jovem de 14 anos Denise Alves integrava a primeira turma, que se reunia para aulas e ensaios no auditório do maestro, localizado na Vila Mariana.

O crescimento da paixão de Denise pela música dentro do Instituto Baccarelli foi significativo: no momento de optar por um curso na universidade, a violinista escolheu graduar-se em Música na Faculdade Cantareira, onde realizou um trabalho de conclusão de curso sobre o impacto do Instituto Baccarelli na vida daquela primeira turma.

Hoje, vinte anos depois, o Instituto Baccarelli tem sede própria na Estrada das Lágrimas, em Heliópolis, e atende anualmente mais de 1.000 crianças e jovens da comunidade. Denise Alves, uma das primeiras alunas do maestro Baccarelli, voltou ao Instituto, no início do ano, para continuar o ciclo de transformar a vida dos jovens por meio da música, como professora de uma das turmas iniciantes de violino.