Para coroar 2016 – ano que o Instituto Baccarelli completa 20 anos de atuação – a apresentação de encerramento da temporada, sob regência do maestro e diretor artístico da instituição, Isaac Karabtchevsky, irá reunir a Orquestra Sinfônica Heliópolis,a Orquestra Juvenil Heliópolis e Coral da Gente do Instituto Baccarelli em 18 de dezembro (domingo), às 17h, na Sala São Paulo. Com ingressos a R$ 40 (inteira), o concerto tem duração de 70 minutos e classificação etária a partir de 7 anos (acompanhado dos pais ou responsáveis).

A celebração contará com ex-alunos, patrocinadores e convidados que, nessas duas décadas, contribuíram para que o Instituto exercesse sua proposta de contribuir para a inserção social por meio do ensinode música erudita para crianças e jovens da comunidade de Heliópolis, bairro da zona sul de São Paulo.

O repertório diverso do concerto inicia-se com o Coral da Gente, que interpreta desde a clássica obra de Dan Forrest, Psalm8 [Adonai, Adonenu], a canções brasileiras como Maria Maria (Milton Nascimento). Na sequência, as orquestras Juvenil e Sinfônica tocarão a abertura da Cavalleria Leggera (Franz von Suppé), usada pela Disney em 1942 para o desenho de Mickey Mouse, Hora Sinfônica, além das aberturas de A Força do Destino (Giuseppe Verdi), Rienzi (Richard Wagner) e a alvorada de Lo Schiavo (Antônio Carlos Gomes).

Criado em 1996, pelo maestro Silvio Baccarelli, o Instituto tem à frente dois participantes desse estágio inicial: os irmãos Edilson e Edmilson Venturelli. Além da gestão executiva e da imagem institucional, eles foram os responsáveis pelo desenvolvimento das diferentes atividades da entidade, e por ampliar significativamente a dimensão da instituição de ensino. Atualmente, o Instituto Baccarelli beneficia mais de 1.000 crianças e jovens em seus programas socioculturais, que abrangem 5 orquestras, 14 corais, 23 grupos de musicalização, 6 grupos de câmara e 2 cameratas.